O nome do jogador do Benfica, que abdicou da seleção portuguesa antes do Mundial do Qatar, estaria, portanto, a ser analisado pelo novo selecionador de Portugal e saltou à vista de todos.
Rafa está a fazer, possivelmente, a melhor temporada da carreira, o que deixa sempre a dúvida sobre o que ele poderia acrescentar à seleção. Roberto Martínez esteve no Seixal em fevereiro e pode ter falado pessoalmente com o jogador. Na próxima convocatória, que será a primeira da nova equipa técnica, ficará a saber-se se Rafa volta ou não à seleção, mas o debate está lançado, depois do nome do jogador ter aparecido no vídeo da FPF, em que Roberto Martinez estaria a analisar os jogadores selecionáveis, entre uma lista de 200 nomes.
Na CMTV, o assunto foi para cima da mesa e o jornalista José Manuel Freitas diz que Rafa não vai voltar, porque a questão do jogador nada teve a ver com Fernando Santos. O problema de Rafa seria outro e esse não mudou.
Com todas as letras, o jornalista do grupo Cofina disse que Rafa abdicou da seleção por causa de Cristiano Ronaldo, por não querer fazer parte do mesmo grupo de trabalho do jogador do Al Nassr e como Ronaldo vai continuar na seleção, não faria sentido Rafa voltar agora com a decisão atrás.
“Se Rafa não for à seleção, eu estou ao lado dele. Mantém a sua personalidade, caráter vincado”, disse o jornalista antes de revelar que Rafa abdicou por causa de Ronaldo.
“O Rafa deixou a seleção porque não queria estar no mesmo local de trabalho de Cristiano Ronaldo e se Cristiano Ronaldo for convocado, o Rafa vai aceitar novamente ir à seleção? Não vai.
Esse é que é o problema, mas mesmo que Ronaldo não seja convocado, o que eu não acho normal, acho que vai ser convocado, faz parte da carta de encargos do novo selecionador de Portugal, eu tenho a certeza que Rafa não aceitaria ser convocado”, disse José Manuel Freitas, a arrancar sorrisos aos restantes comentadores, nomeadamente Diamantino Miranda. “Foi logo lá ao beija-mão à Arábia”, acrescentou ainda Vítor Pinto, sobre Roberto Martínez.